quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A imigração croata em Magalhães

A imigrprovenientesacao croata é uma das mais numerosas no Chile, se calcula que há 380.000 chilenos descendentes de croatas o que equivale a 2.4% da populacao do país, algumas estatísticas afirmam ser 5.6% o número de chilenos de origem croata. Assim Chile é o segundo país em número de imigrantes croatas do mundo.

Os primeiros croatas começaram a chegar na metade do século XIX- começo do XX, escapando das guerras na região da Dalmácia ou da peste, filoxera, que infestou os vinhedos nas ilhas do Mar Adriático, principalmente a ilha Brac. Não obstante, o primeiro imigrante croata registrado no país foi no século XVII, Arturo Zivovic, quem viajava como enfermeiro em um navio pirata inglês, dizem que ele se apaixonou por uma mulher e por isto desertou do navio e permaneceu no Chile.

Primeiramente foram marinheiros que emigraram de forma individual, viajavam em embarcacoes mercantis que traziam produtos e mercadorias a Chile e Peru, permaneceram atraídos pela febre do ouro na área do Estreito, mas a partir de 1866 familiares e conterrâneos dos que já estavam estabelecidos em Punta Arenas emigraram atraídos por tantas ofertas de trabalho e oportunidade de enriquecimento. Para fins do ano 1890 haviam uns 2000 imigrantes croatas na região.

Trabalharam com afinco. Foram pioneiros na indústria naval de Magalhães, descobridores de ricos jazimentos auríferos, foram exitosos na pecuária, se destacaram na política, na ciência, na literatura, fundaram o primeiro jornal da região, "El Magallanes".
Alguns se destacaram nos afazeres diários do território colonial de Punta Arenas e seus nomes ainda são bem recordados na região, como a família Tafra, Mimica, Bonacic, Boric, Peric, Goic, Martinic. De fato, foi a colonia estrangeira que melhor se adaptou e harmonizou com os elementos naturais da região.

Diversas instituicoes criadas pelos croatas ainda persistem, como por exemplo o Sokol, um clube esportivo que cumpriu 100 anos de fundacao este ano. A 4ta Companhia de Bombeiros, fundada em 1902. O Clube Croata, fundado em 1915 onde funciona um restaurante turístico considerado um dos melhores da cidade.

Atracão turística: Praça Croata
Monumento ao Imigrante Croata: um obelisco de 14,50m de altura, de cimento branco e pedra, com figura de bronze que medem 3,50m de altura, que representam uma família croata, os pais levantando sua descendencia chileno-croata.
A escultura foi inaugurada em 1970, pelo escultor croata Miodrag Zuvkovic.





Escudo Croata: escultura em granito de 2,50m; uma homenagem a cidade de Punta Arenas por parte da Sociedade de Socorros Mútuos no ano do seu centenário e comemoracao dos 10 anos da independência da República da Croácia.
A Sociedade de Socorros Mútuos foi criada em 1890 com a finalidade de ajudar aos doentes e membros necessitados da coletividade.


Busto de Marko Marulic, o pai da literatura croata. Esta escultura foi um presente da cidade de Split, Croácia, a cidade de Punta Arenas.

Split e Punta Arenas são cidades irmas pela referencia histórica e cultural comum entre estas duas cidades.






Bairro Croata: é um dos bairros mais antigos da cidade, desde 1880 quando os croatas se instalaram nesta localidade. Mas não somente croatas habitaram o bairro, também ali viveram ingleses, gregos, alemães, espanhois, portugueses e chilenos provindos principalmente da Ilha de Chiloé, o que tornou o bairro num espaço em que conviveram diferentes línguas e culturas e diversas atividades laborais.

Algumas casas típicas do Bairro Croata:

















www.barriocroata.cl

www.inmigrante.cl


Nenhum comentário:

Postar um comentário