sexta-feira, 10 de maio de 2013

Glacial Lago Grey

O campo de gelo sul é o terceiro maior manto de gelo continental do mundo, depois da Antártida e Groenlândia. Se estende entre os paralelos 48°-51° sul, nos Andes Patagônicos. Tem 350km de norte a sul e uma área de aproximadamente 16.800km2, dos quais 14.200 (85%) se encontram em território chileno e 2.600 (15%) na Argentina, onde leva o nome de Gelo Continental Patagônico.


Uma parte significativa do Campo de Gelo Sul está protegida já que em sua área, no Chile, se encontra o Parque Nacional Torres del Paine, que também foi declarado Reserva de Biosfera em 1978  e o Parque Nacional Bernardo O'Higgins que é o quarto maior em extensão do mundo, e o Parque Nacional Los Glaciares, na Argentina, declarado Patrimônio Natural Mundial.

www.parquetorresdelpaine.cl

www.parquenacionalbernardoohiggins.com

www.losglaciares.com/es/parque

O Campo de Gelo Sul dá origem a 47 glaciales (ou geleiras) dos quais só dois estão em constante avanço: o Pio XI, no  seno Eyre, no Parque Nacional Bernardo O'Higgins, e o Perito Moreno, no Parque Nacional Los Glaciales. Ambos tem registrado avanços recentes. Mas a maioria estão retrocedendo, produto do aquecimento global do planeta, o que se denomina efeito estufa, mas nem todos na mesma velocidade pois depende das suas próprias condições e localização.

Os glaciales são a paixão tanto de esportistas como de científicos, escondem secretos para ambos. Para viajar por glaciales se necessita conhecimento pois a dinâmica dos glaciales apresenta muitos desafios. Para os científicos, os glaciales guardam informações sobre o planeta, seu clima, espécies que o habitavam, etc. E também tem despertado o interesse de turistas que não poupam esforços para conhece-los.

O Parque Nacional Torres del Paine limita ao oeste com o Campo de Gelo Sul e recebe vários glaciales como o Dickson, Pingo, Zapata, Tyndall, Geikie, Grey. A presença dos gelos no parque é realmente importante tanto do ponto de vista científico como escenico.
Por exemplo, o Glacial Grey é o de maior envergadura e também o mais dinâmico, com a particularidade de apresentar um Nunatac, que é uma ilha rochosa em meio de um glaciar, no caso do glacial Grey "a ilha", como é conhecido, o divide em duas seções independentes, seção leste e seção oeste.
O Glacial Grey é o que mostra signos de maior retrocesso mas ainda assim possui uma extensão de 19km, uma largura de 6km e 30m de altura. De uma beleza impressionante!


A luz solar, de cor branca, se descompõe em luz com um espectro continuo de cores vermelha, verde e azul. O gelo, normalmente se apresenta de cor azul, especialmente em dias nublados, porque a molécula H2O absorve seis vezes mais as longitudes de onda de cor vermelha que aquelas longitudes de cor branca, por causa da maior quantidade de reflexos.


 
A navegação 'a Geleira Grey é uma excursão imperdível durante sua estadia na Região de Magalhães. Esta travessia através do Lago Grey é de 3 horas a bordo do navio Grey II, que consta de uma cabina para 50 passageiros e uma coberta externa que permite o passageiro apreciar completamente a exclusiva paisagem do Parque Nacional Torres del paine. Esta excursão é ideal para os amantes da fotografia.

 




 


www.turismolagogrey.com/es/navegacion_glaciar_grey_torres_del_paine.html

www.comapa.com/es/excursiones/

O Lago Grey tem uma superfície de 35km2 aproximadamente e está a 50m sobre o nível do mar. O nome se refere a cor cinza das suas aguas a causa do limo glacial em suspensão. A maior fonte do lago, que é a origem da sua formação, é o glacial Grey, o qual desemboca no setor norte do lago, este desagua no rio Grey que desemboca no rio Serrano e este no seno de Última Esperança do oceano Pacífico.











Nenhum comentário:

Postar um comentário