1- Pirâmide de Quéops
2- Os jardins suspensos da Babilônia
3- Estátua de Zeus em Olímpia
4- Templo de Ártemis em Éfeso
5- Mausoléu de Halicarnasso
6- Colosso de Rodes
7- Farol de Alexandria
Destas a única que permanece intacta até hoje é a Pirâmide de Quéops, construída a quase 5 mil anos.
A origem desta lista é duvidosa, normalmente atribuída ao poeta e escritor grego Antípatro, de Sídon, quem escreveu sobre estas estruturas em um poema.
Outro documento que contem a lista "das sete coisas dignas de serem vistas" é o livro "de septem orbis miraculis', do engenheiro grego Philon de Bizâncio.
Inspirado nesta lista, o cineasta suizo Bernard Weber, fundador da empresa privada New Open world Corporation, realizou um concurso internacional para escolher as sete maravilhas do mundo moderno, cuja votação se realizou no sitio virtual da corporação, por SMS ou via telefônica. De fato, esta foi a primeira votação massiva por internet, mais de 100 milhões de votos para 77 candidatas.
O resultado da votação foi transmitido desde Lisboa no dia 7 de julho de 2007, e foi o seguinte:
1- Cidade de Petra, Jordânia
2- A estátua do Cristo Redentor, Rio de Janeiro
3- Cidade de Machu Picchu, Peru
4- Pirâmide Chichén Itzá, Yucatan, México
5- Coliseu Romano, Itália
6-O grande Muro da China
7- Taj Mahal, Índia
Neste mesmo ano, 2007, Mr Weber iniciou uma campanha para escolher as 7 maravilhas da natureza. Assim que, em julho de 2009, lançou a lista dos 77 lugares classificados. Novamente esta iniciativa atraiu 100 milhões de votantes de todo o mundo. Quais foram os resultados?
1- Floresta Amazônica e Rio Amazonas
2- Baía de Ha Long, Vietname
3- Cataratas de Iguaçu, (parque), Argentina, Brasil
4- Ilha de Jeju, Coreia do Sul
5- Komodo (parque), Indonésia
6- Parque Nacional Puerto Princesa, Filipinas
7- Tábua do Cabo, África do sul
Mas aí não parou tudo, uma terceira votação está realizando neste mesmo momento para escolher as 7 cidades maravilhosas do mundo, as ganhadoras serão anunciadas em 2014.
Para votar é só dirigir-se ao sitio virtual da corporação: www.new7wonders.com
Enquanto isso, o sitio turístico virtualtourist, portal de viagens do Tripadvisor Media Corporation, realizou um concurso para escolher a oitava maravilha do mundo. O concurso se realizou entre junho e setembro deste ano com a participação de mais de 50 países e 330 destinos turísticos. Durante este evento o sitio virtual virtualtourist recebeu mais de 8 milhões de visitas por mes, sendo que o ganhador recebeu mais de 5 milhões de votos, o Parque Nacional Torres del Paine, no Chile.
O parque foi fundado 13 de maio de 1959 e declarado Reserva de Biosfera 28 de abril de 1978 pela Unesco.
A área do parque, 227.000 hectares, faz parte do Sistema Nacional de Áreas Protegidas do Estado (SNAPE) e, como tal, administrado pela Corporação Nacional Forestal (CONAF).
A principal atração do parque é o Maciço Paine, ou Cordilheira Paine, que é um cordão montanhoso independente das Cordilheiras dos Andes, o qual está composto de rochas sedimentarias e graníticas com elevações máximas de 3050m.s.n.m., estando este praticamente a nível do mar e tem uma superfície de 400 km2.
O maciço se formou a 12 milhões de anos aproximadamente (referencia: a Cordilheira dos Andes se formou a 60 milhões de anos). Dito simplesmente, debaixo de uma grossa capa de rocha sedimentaria formada a uns 50 milhões de anos se introduziu o magma, que é uma rocha fundida debaixo da corteza terrestre, localizada de uns 15 a 150m de profundidade, à elevadas temperaturas (de 700-1200ºC) e altas pressões.
Quando o magma esfria, dá origem a diferentes rochas, como por exemplo, o granito, o sienito, basalto, riólito, etc.
Neste caso o magma deu origem ao granito duro que ao ser submetido a enormes pressões tectônicas alçou o maciço. Logo, durante o último período de glaciação, o pleistoceno, os campos de gelo cobriram o maciço. Finalmente, ao final deste período, uns 14 mil anos atrás, a temperatura da terra começou a subir e os glaciares a retrocederem, então o movimento provocado pelas águas erosionaram as rochas mais brandas, moldeando e deixando ao descoberto as torres de granito puro e outras formações de granito coroadas de rochas sedimentarias escuras, o qual lhes dá um aspecto fabuloso.
Outra atração do parque é seu sistema hídrico, que possui um grande número de rios, lagos, lagunas e cascatas de íncrivel beleza, a maioria dos quais foram formados e se mantem pelo derretimento dos glaciares presente na área do parque como, por exemplo, o Glaciar Grey, Serrano, Tyndall, Pingo, Dickson e outros mais.
O Parque Nacional Torres del Paine é habitat natural de 25 especies de mamíferos, 126 especies de aves, 6 especies de peixes, além de anfíbios e repteis. Entre os mais representativos se encontra o guanaco, huemul, a ema, o condor, raposa, flamenco, o pica-pau, puma águia, truchas e salmão.
Os microclimas existentes no parque geram uma rica e interessante flora composta de matorrais pré-andinos, bosques de Nothofagus (lenga, ñirre, coihue), estepe patagônica e deserto andino.
Por último cabe destacar que o parque conta com um excelente serviço de hospedaria, transporte, informações, guarda-parques, refúgios, campings, zona de picnic, cabanas e alimentação.
Geográficamente, o parque se encontra na XII Região do Chile, chamada Região de Magalhães e Antártica Chilena. A região está dividida em quatro províncias:
Província de Magalhães, Província Antártica, Província da Terra do Fogo e Província de Última Esperança, esta última está constituída de duas comunas: Comuna de Porto Natales e Comuna de Torres del Payne, nesta última se encontra o parque. Ver mapa:
www.turismovirtual.cl/xii/xii.html
Outros datos de interesse:
O parque está aberto o ano inteiro, porém a melhor época para visitar é entre outubro e abril, ou seja, primavera-verão, época em que a zona se apresenta com mais de 16 horas de luz natural.
Atravez do parque se encontra água pura em abundancia.
Atividades: caminhadas, navegação ao glaciar, pesca, cavalgadas, caminhada no gelo, expedições, observação flora e fauna, fotografia.
Outra atração relacionada: Monumento Natural Caverna do Milodon. (ver postagem: Monumentos Naturais da Região de Magalhães, publicado neste blog 11 de março de 2013)
Contato para informação: magallanes.oirs@conaf.cl
www.conaf.cl/parques/parque-nacional-torres-del-paine
Nenhum comentário:
Postar um comentário