sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Uma joia da geografia

Sim, e assim como eu qualifico o Estreito de Magalhães: uma jóia da geografia mundial.
 E o único passo natural navegável entre dois grandes oceanos da terra: o Pacifico, a maior massa marítima do nosso planeta, 165.200.000 km2, cobre quase um terço da superfície do planeta. E o Atlântico, o segundo maior em extensão, 106.400.000 km2, cerca de um quinto da superfície da terra. Este canal de 583 km foi o cenário da primeira viagem ao redor do mundo no seculo XVI, por Fernão de Magalhães. E e atualmente a estrela do turismo na chamada Região de Magalhães, Chile.

O lado ocidental do estreito e uma península, Península de Brunswick, nome dado por exploradores ingleses em homenagem a Frederick William Duque de Brunswick-Wolfenbuttel, quem se uniu  ao Duque Wellington na batalha de Quatre Bras em contra de Napoleão em 1815, o Duque de Brunswick morreu na batalha.

A única cidade existente na península e a cidade de Punta Arenas, a qual e a capital da Região de Magalhães e foi fundada em 1848, conta hoje com uma populacao de um pouco mais de 131.000 habitantes.

O lado oriental do estreito e um arquipélago, o Arquipélago Terra do Fogo, nome dado por Fernão de Magalhães quando navegando atravez do estreito, em 1520, observou colunas de fumaça que saiam da ilha grande, de fato o primeiro nome dado foi Terra da Fumaça, mas ao conhecer a ilha e ver que os nativos faziam grandes fogueiras ao redor do acampamento para manter-se aquecidos mudou o nome para Terra do Fogo.

A maior ilha do arquipélago e a  Ilha Grande Terra do Fogo que esta dividida entre Chile e Argentina, sendo que 61,43% do seu território, ao ocidente da ilha, pertence ao Chile e o 38,57%, ao oriente, a Argentina.
O arquipélago possui outras ilhas menores que formam entre elas uma curiosa forma de rabo de dragão.

De acordo com a Organizacao Hidrografica Internacional a boca atlântica do estreito esta determinada pela linha que une o Cabo Virgens (AR) com o Cabo Espirito Santo (AR-CL). Mas este limite não há sido aceitado nem por Chile nem por Argentina; um tratado firmado entre estes dois países em 1984, estabelece que a boca oriental esta determinada pela linha que une Ponta Dungenes com o Cabo Espirito Santo, o que faz com que  a entrada atlântica do estreito esteja integralmente em jurisdicao chilena.

Uma atracão turística de destaque são as ilhas Santa Marta e Magdalena localizadas no centro do Estreito de Magalhães. Estas ilhas formam parte do Monumento Natural Los Pinguinos desde 1982.

Na Ilha Magdalena se concentra uma das maiores colonias de pinguins do Chile, cuja populacao e de uns 60.000 casais de Pinguins Magallanicos (Sphenicus Magallanicus). E na Ilha Santa Marta se encontra um importante habitat de lobos marinhos e corvos marinhos (cormorones) que fazem seus ninhos nas rochas. Ademais, se pode visitar o Faro da Ilha Magdalena, inaugurado 15 de Abril de 1902, onde se pode ter uma vista panorâmica da ilha e visitar o Centro de Interpretacao Ambiental, que e um centro de historia da navegacao do estreito.

Para mais informacao: Corporacion Nacional Forestal: www.conaf.cl

Recomendacao: Comapa Turismo: www.comapa.com

Praia Norte- Punta Arenas
Cais Loreto: 1900-1940

Avenida costaneira do Estreito de Magalhães


vista do Cais Arthuro Prat/ Peninsula de Brunswick

Mesas de jogo de xadres

Cais de carga: 1896-1930

Cais Arthuro Prat

Hotel Cassino Dreams- costaneira do Estreito


vista do Estreito e Terra do Fogo








Restos de navio naufragado

Nenhum comentário:

Postar um comentário