terça-feira, 14 de maio de 2013

O Parque Pingüim Rei

O Pingüim Rei, Aptenodytes patagonicus, é uma ave migratória e a segunda maior espécie de pingüim, é o mais bonito com seu pescoço colorido ouro-alaranjado e um dos mais difíceis de ver pois seu habitat natural são as ilhas sub-Antártida, de difícil acesso. Mas, por fortuna, um pequeno grupo destas aves aquáticas estão se reproduzindo na Bahia Inútil, no Estreito de Magalhães. Sendo assim a única colonia de pingüins rei no continente Sudamericano.

Porém restos arqueológicos encontrados recentemente confirmam que estas aves foram visitantes das costas da Ilha Grande da Terra do Fogo desde a época dos antigos habitantes da ilha, os Selk'Nam, que chamavam o pingüim rei "kéj'emkem".       


Igual que seus parentes, o Pingüim Rei é natural do hemisfério sul, sua distribuição é circumpolar compreendendo os oceanos Alântico, Pacífico e Indico. Ocasionalmente se hão visto nas costas do sul da África, Nova Zelândia, Austrália, sul do Chile e Argentina.
Não faz muito tempo, metade do século XIX, habitavam em grandes quantidades nas Ilhas Malvinas (Falkland) e nas Geórgias do Sul, mas os ingleses que habitavam estas ilhas as massacravam e as ferviam para extrair seu óleo, codiciavam os ovos e vendiam suas penas e exemplares no estrangeiro. Ainda que hoje existam colonias nestas ilhas, falta bastante para chegar ao que foi tempos passados.

O pingüim rei pode alcançar até 1m de altura, mas a altura média é de 95cm.
O peso varia de acordo com a temporada de nidação e de outras temporadas do ano, mas a maioria pesa entre 9 e 15kg, sendo que o macho pesa mais que a femea.
A temporada de reprodução começa durante a primavera austral, em novembro, e pode estender-se até abril. A femea põe um só ovo que é incubado por ambos pais por uns 54 dias, que se revezam nesta tarefa para buscar alimento, em alguns lugares se revezam de 6-18 dias.

Nos primeiros 30-40 dias os filhotes ficam sobre os pés dos pais protegidos do frio, mas após desenvolverem sua primeira plumagem, lanosa, se agrupam em uma espécie de creches enquanto ambos pais saem em busca de alimento. Os filhotes se tornam independentes de 13-16 meses e então já podem nadar e pescar.

Quando ainda não se conhecia o processo de reprodução dos pingüins rei, os primeiros zoológos que viram os filhotes pensaram que se tratava de uma espécie diferente de pingüim, sendo assim alguns lhes catalogaram de Pingüim Peludo ou Pingüim Lanoso.

O pingüim rei logra uma velocidade na agua de 12km por hora e pode submergir até 300m debaixo da superfície em busca de alimento. Sua alimentação consiste de peixes pequenos, calamares, camarões e lula os quais normalmente atrapa entre 50-150m de profundidade. E pesca de dia e de noite.

Normalmente os pingüins são monógamos. Mas o pingüim rei é o que tem a taxa mais baixa de monogamia em comparação com pingüins de espécies de menor tamanho. As femeas são mais seletivas no momento de escolher seu companheiro, ambos escolhem de acordo com a plumagem, a qual define a saúde do sistema imunológico do pingüim rei, quanto mais brilhantes sejam as suas penas mais saudável ele é.

 No ano 2011 se criou o Parque Pingüim Rei, cujo objetivo principal é a conservação e proteção do Pingüim Rei e demais especies que habitam o setor de Bahia Inútil, na Terra do Fogo. Assim também como os recursos culturais que se encontram neste mesmo lugar e os sítios arqueológicos Selk'Nam e paleoindios.

                                                     www.pinguinorey.com

A Bahia Inútil foi chamada assim pelo capitão Phillip Parker King, em 1827, porque não oferecia nenhum ponto de ancoramento ou abrigo, nem nenhuma outra vantagem para os navegantes.
Esta bahia possui uma longitude de 60km e uma largura de 30km. Sua extensão e falta de proteção natural fazem que entrem os ventos dominantes do oeste e do norte. A esta bahia desagua o Rio Marazzi.

O projeto turístico do parque está sendo dirigido por Turismo San Clemente, que tem desenvolvido uma série de programas de visitas, tendo presente que todos os visitantes estão interessados na proteção e conservação da espécie. Por isto se tem estabelecido um número determinado de visitantes, não mais de 20 simultaneamente, em grupos de 10-12 pessoas como máximo, em um sistema de rotação de visitantes. Durante as visitas se leva a cabo um sistema de monitoramento dos pingüins, se conta e observa seu comportamento na presença dos visitantes os quais podem obter informações diretamente de um dos membros da equipe de conservação e investigação que participam neste interessante projeto.

Se você pertence ao âmbito cientifico e quer contactar a equipe que participa neste projeto envie um correio a conservacion@pinguinorey.com.

Tenha presente que o Parque Pingüim Rey é um projeto de iniciativa privada, que requer de uma importante quantidade de recursos para financiar seu funcionamento, mas como seu principal objetivo é a conservação e proteção das espécies e não o turismo, é que tem determinado um número limitado de visitantes diários, assim que é necessário avisar com antecipação o dia e hora que pretende visitar o local. 'A sua chegada o visitante deverá cumprir com o protocolo de visitas que lhe será informado e explicado no momento do seu ingresso. Para maiores informações:  www.pinguinorey.com/contactenos.html
                                                       www.turismolagunaazul.com











sexta-feira, 10 de maio de 2013

Glacial Lago Grey

O campo de gelo sul é o terceiro maior manto de gelo continental do mundo, depois da Antártida e Groenlândia. Se estende entre os paralelos 48°-51° sul, nos Andes Patagônicos. Tem 350km de norte a sul e uma área de aproximadamente 16.800km2, dos quais 14.200 (85%) se encontram em território chileno e 2.600 (15%) na Argentina, onde leva o nome de Gelo Continental Patagônico.


Uma parte significativa do Campo de Gelo Sul está protegida já que em sua área, no Chile, se encontra o Parque Nacional Torres del Paine, que também foi declarado Reserva de Biosfera em 1978  e o Parque Nacional Bernardo O'Higgins que é o quarto maior em extensão do mundo, e o Parque Nacional Los Glaciares, na Argentina, declarado Patrimônio Natural Mundial.

www.parquetorresdelpaine.cl

www.parquenacionalbernardoohiggins.com

www.losglaciares.com/es/parque

O Campo de Gelo Sul dá origem a 47 glaciales (ou geleiras) dos quais só dois estão em constante avanço: o Pio XI, no  seno Eyre, no Parque Nacional Bernardo O'Higgins, e o Perito Moreno, no Parque Nacional Los Glaciales. Ambos tem registrado avanços recentes. Mas a maioria estão retrocedendo, produto do aquecimento global do planeta, o que se denomina efeito estufa, mas nem todos na mesma velocidade pois depende das suas próprias condições e localização.

Os glaciales são a paixão tanto de esportistas como de científicos, escondem secretos para ambos. Para viajar por glaciales se necessita conhecimento pois a dinâmica dos glaciales apresenta muitos desafios. Para os científicos, os glaciales guardam informações sobre o planeta, seu clima, espécies que o habitavam, etc. E também tem despertado o interesse de turistas que não poupam esforços para conhece-los.

O Parque Nacional Torres del Paine limita ao oeste com o Campo de Gelo Sul e recebe vários glaciales como o Dickson, Pingo, Zapata, Tyndall, Geikie, Grey. A presença dos gelos no parque é realmente importante tanto do ponto de vista científico como escenico.
Por exemplo, o Glacial Grey é o de maior envergadura e também o mais dinâmico, com a particularidade de apresentar um Nunatac, que é uma ilha rochosa em meio de um glaciar, no caso do glacial Grey "a ilha", como é conhecido, o divide em duas seções independentes, seção leste e seção oeste.
O Glacial Grey é o que mostra signos de maior retrocesso mas ainda assim possui uma extensão de 19km, uma largura de 6km e 30m de altura. De uma beleza impressionante!


A luz solar, de cor branca, se descompõe em luz com um espectro continuo de cores vermelha, verde e azul. O gelo, normalmente se apresenta de cor azul, especialmente em dias nublados, porque a molécula H2O absorve seis vezes mais as longitudes de onda de cor vermelha que aquelas longitudes de cor branca, por causa da maior quantidade de reflexos.


 
A navegação 'a Geleira Grey é uma excursão imperdível durante sua estadia na Região de Magalhães. Esta travessia através do Lago Grey é de 3 horas a bordo do navio Grey II, que consta de uma cabina para 50 passageiros e uma coberta externa que permite o passageiro apreciar completamente a exclusiva paisagem do Parque Nacional Torres del paine. Esta excursão é ideal para os amantes da fotografia.

 




 


www.turismolagogrey.com/es/navegacion_glaciar_grey_torres_del_paine.html

www.comapa.com/es/excursiones/

O Lago Grey tem uma superfície de 35km2 aproximadamente e está a 50m sobre o nível do mar. O nome se refere a cor cinza das suas aguas a causa do limo glacial em suspensão. A maior fonte do lago, que é a origem da sua formação, é o glacial Grey, o qual desemboca no setor norte do lago, este desagua no rio Grey que desemboca no rio Serrano e este no seno de Última Esperança do oceano Pacífico.