segunda-feira, 11 de março de 2013

Monumentos Naturais da Região de Magalhães

A Região de Magalhães tem uma superfície de 132.000km2 sendo que o 50% desta área está protegida pelo Sistema de Áreas Silvestres Protegidas pelo Estado (SNAPE). Este sistema protege 12 áreas silvestres: 6 parques nacionais, 3 reservas naturais e 3 monumentos naturais.

Monumento Natural é uma área de superfície reduzida e especifica em um lugar de importância arqueológica, cultural ou natural. Se caracteriza pela presença de sítios geológicos únicos ou por especies nativas de fauna e flora. O SNAPE é administrado pela CONAF (Corporação Nacional Florestal).

Um destes monumentos é o Monumento Natural Cueva del Milodon, que é um conjunto de três cavernas e um conglomerado rochoso que leva o nome de Silla del Diablo, nome dado pela imaginação popular já que este conglomerado rochoso, por ação do vento no último período glacial quaternário, tomou a forma de uma poltrona, ademais há uma lenda popular que relaciona este monumento rochoso com outro que tomou a forma de um cachorrinho.

O Monumento Natural Cueva del Milodon é tanto de importância cientifica como histórica já que em 1896 três colonos alemães encontraram dentro da caverna principal restos de pele de um animal já extinto, o qual foi catalogado como Milodon darwin. As investigaçoes indicam que esta especie viveu pelo menos uns 9000 anos atrás junto com outras especies também extintas, como o tigre dente de sabre, o cavalo anão e a macrauchenia que também é conhecido como o guanaco grande. Segundo a arqueologia, o homem primitivo patagônico também viveu nas imediaçoes das cavernas aproximadamente 12.000 anos atrás.

A caverna principal mede 30m de altura, 80m de largura e 200m de profundidade e está rodeada de abundante fauna e flora patagônica. Se acredita que as cavernas foram formadas pela erosão de uma onda de lodo que invadiu a bacia do Porto Natales durante o retiro progressivo do enorme manto de gelo que a enchia durante o último período glacial.

Este sitio de 189.5 hectares foi declarado Monumento Histórico em 2 de Janeiro 1968 e Monumento Natural em 1993 e foi então incorporado ao Sistema de Áreas Silvestres Protegidas pelo Estado . O visitante pode caminhar por um sendeiro dentro e fora da caverna e observar seu interior desde um mirador na entrada da caverna donde também se exibe uma réplica do milodon feita de fibra de vidro em tamanho natural.









www.conaf.cl/parques/ficha-monumento_natural_cueva_del_milodon-77.html

Na Região de Magalhães também se encontra o Monumento Natural Los Pinguinos, está formado de duas ilhas, Magdalena e Marta, que em conjunto sumam 97 hectares e se situam ao norte do Estreito de Magalhães.

Este sitio pode ser visitado entre outubro-março quando os pinguins e outras muitas especies de aves e mamíferos chegam as ilhas para reprodução. Os visitantes podem recorrer um sendeiro de 800m donde podem observar estas especies em seu habitat natural.

Na Ilha Magdalena uns 69.000 casais de Pinguins magallanicos (Sphenicos magallanicus) fazem seus ninhos entre as rocas ou em buracos no solo. Na Ilha Marta há uma importante colonia de Cormorans imperiais (Phalacrocorax atriceps) e também de lobos marinhos de um pelo (Otaria flavensces) e de dois pelos (Arctocephalus australis).

Este sitio foi criado em 22 de Agosto de 1966 como Parque Nacional de Turismo e reclassificado como Monumento Natural Los Pinguinos em 1982. Apesar de que é uma atração turística que atrai um grande número de visitantes anualmente, o objetivo primordial do parque é proteger a tradicional avifauna deste setor.

Os pinguins, a principal atração, medem de 60-70cm de altura e pesam entre 2.7- 4.8kg. Eles tem o mesmo par cada ano e se reconhecem pelo chamado. Em setembro acontece o aparelhamento.  O macho faz o ninho onde a femea coloca um ovo por ano, em outubro, também se tem visto dois ovos em alguns ninhos. Ambos participam na incubação dos ovos que dura uns 42 dias e cuidam dos filhotes até fins de janeiro quando se valem por sí mesmos. No final de março todos já migrarão para voltar novamente a ilha em setembro.

Na Ilha Magdalena tem um faro que em 1966 foi declarado Patrimônio Histórico. O faro foi construído entre 1901-1902, tem uma altura de 13.5m desde onde se pode ter uma vista panorâmica espetacular. O faro tem um alcance luminoso de 10 milhas náuticas e é a porta de entrada ao Estreito de Magalhães. O faro é também um museu da história marítima do estreito.





                                                                                                                                                                                
O Monumento Natural Laguna de los Cisnes está composto de 7 ilhotes entre 4 lagunas rodeadas de escasa vegetação nativa. É uma reserva de 25 hectares sendo o habitat natural de uma grande quantidade de fauna própria da região, entre as que se destaca os flamencos e os cisnes de pescoço preto, pelo qual leva o nome.

Está localizado no Arquipélago Terra do Fogo, a 3km de Porvenir, capital da Ilha Grande de Terra do Fogo. Este monumento não tem administração local de turismo pois o fundamental objetivo é proteger as colonias de aves que se reproduzem nos ilhotes. Muitos observadores de aves visitam a área que tem a maior colonia de cormoran imperial da região, uma importante presença de flamencos, bandurrias, chorlo magallanico, salteador chileno, gaivota dominicana, pato quetri voador, sendo a principal atração o cisne de pescoço preto e o cisne de pescoço branco.


www.conaf.cl/parques/ficha-monumento_natural_laguna_de_los_cisnes-33.html

Para maiores informaçoes:

infoirs@conaf.cl

Fone: (56-61) 23 85 81

Endereço: Av. Bulnes 0309/ Punta Arenas.